
Óleo derramado no Rio Despique, deixa moradores sem água
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que houve o rompimento de um oleoduto, da Petrobras em São José dos Pinhais nesta sexta-feira (15).
Com o vazamento de óleo metade dos moradores de Fazenda Rio Grande, ficaram sem água.
De acordo com a Defesa Civil de São José dos Pinhais o vazamento ocorreu após uma tentativa de furto.
O vazamento afetou a captação de água do Rio Despique, interrompendo o fornecimento de água para 50% dos moradores da Fazenda Rio Grande.
Com a paralisação desta captação, o abastecimento está sendo feito somente pela captação emergencial das Cavas, que atende apenas a um terço da vazão necessária.
A Sanepar só vai poder voltar a operar após o conserto da tubulação e quando a água do rio apresentar condições favoráveis para passar pelo processo de tratamento.
Por isso, segundo a companhia, a parte da cidade que não está no rodízio de abastecimento causado pela estiagem também acabou ficando desabastecida.
Abaixo os bairros afetados:
Parque Industrial
Jardim Itália
Eucaliptos
Hortência
dos Estados
Gralha Azul
Jardim Veneza
Colonial
Nações
Santarém
Palmeiras
Sol-Levante
Santa Helena
Santa Maria
Santa Terezinha
São Sebastião
Iguaçu
De acordo com informações repassadas não há uma previsão exata para a retomada da captação e produção de água, somente após o conserto do oleoduto.
A Sanepar orienta que os moradores façam uso racional da água, bem como para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do Coronavírus (Covid-19).
A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal, outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.
Leave a Reply