Últimos dias para aproveitar o Programa Refisfaz e pagar o IPTU com 25% de desconto

Prazo para adesão ao refinanciamento de débitos municipais e para pagamento do IPTU com desconto termina na próxima semana em Fazenda Rio Grande.

FAZENDA RIO GRANDE

Por Adalton Cassins

4/5/20252 min read

Os contribuintes de Fazenda Rio Grande devem ficar atentos: os prazos para adesão ao programa de refinanciamento de débitos com a Prefeitura, o Refisfaz, e para o pagamento do IPTU 2025 com desconto estão chegando ao fim.

O Refisfaz, que concede até 100% de desconto nos juros e multas sobre dívidas municipais, encerra na próxima sexta-feira, dia 11 de abril. Para aderir, é necessário comparecer pessoalmente ao Departamento de Arrecadação da Prefeitura, na Rua Macedônia, 315, ou através do Protocolo no prédio da administração municipal. O parcelamento não poderá ser feito por e-mail, e é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e de posse do imóvel ou procuração.

Já os moradores que desejam pagar o IPTU 2025 com 25% de desconto no valor total têm até quinta-feira, 10 de abril, para efetuar o pagamento à vista. A segunda via do carnê pode ser retirada nos novos totens de autoatendimento da Divisão de Arrecadação, instalados para facilitar o acesso dos cidadãos.

Foto: Prefeitura de Fazenda Rio Grande

Confira as opções de pagamento e parcelamento:

Além da opção de pagamento à vista com 25% de desconto, o contribuinte pode quitar o IPTU em três parcelas, garantindo um desconto de 10%. A primeira parcela neste caso vence em 30 de abril. Há ainda a possibilidade de parcelar o tributo em nove vezes sem acréscimo, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$ 50, com vencimento da primeira parcela em 10 de abril.

A Prefeitura reforça que, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, desde 6 de março de 2025, os débitos não quitados são encaminhados para protesto em cartório e execução fiscal no Poder Judiciário. A nova regra também prevê a inclusão do nome dos devedores em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

O IPTU 2025 pode ser pago pelo portal oficial da Prefeitura ou pelo aplicativo "Minha Cidade".